Segundo indianos, Caminho das Índias é atrasada e não retrata a realidade

caminho_das_indias_juliana_paes_marcia_garcia

Agência Estado

Só se fala nos dalits em Caminho das Índias. Também chamados de intocáveis – que não pertencem a nenhuma casta na sociedade indiana -, eles estão em plena revolução na novela das nove para tentar ter os mesmos direitos dos “superiores”. Só na novela. O drama retratado por Glória Perez não corresponde mais à realidade, segundo indianos que vivem hoje no Brasil. Eles não perdoam: acham a novela equivocada culturalmente e muito atrasada no tempo.

“Os dalits não são mais pessoas discriminadas na Índia. A autora precisa atualizar essa novela, tudo o que vejo lá é de, pelo menos, 60 anos atrás”, patrulha Dinesh Rajput, de 36 anos, que vive no Brasil há 11 anos. Mas Dinesh não aponta só a questão dos dalits como equivocada na trama. “Nós indianos ficamos aflitos em ouvir as gírias erradas. ‘Badi’, por exemplo, que é usada em referência ao pai, está errada. ‘Badi significa balde, ‘Babadi’ que significa pai”, explica.

A relação sexual entre entre Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) também chocou. Segundo Bianca Shiva Nandini, monja e presidente da Associação Cultural Brasil Índia, o casal seria punido. “Existe uma cultura de respeito muito forte por instituições como a família e o casamento. Na vida real, a Maya seria expulsa da família e excomungada”. Kiran Patil, sobrinho de Dinesh, que está no Brasil há um ano, discorda da monja e diz que Caminho das Índias exagera no tradicionalismo. “Eu acabei de chegar da Índia, e as coisas não são como é mostrado na novela. É tudo muito desatualizado.”

Glória Perez, por sua vez, insiste em que a pesquisa feita por ela e sua equipe, em sites de relacionamento e blogs, é fiel à realidade atual do país. Bhuvana Mohandas, 63 anos, que viveu 11 anos como monge na Índia, reforça que toda novela é um exagero da realidade.

“Não dá para julgar a Índia por uma novela, assim como não dá para julgar o Brasil a partir de Cidade de Deus. A novela oferece a primeira impressão da Índia e mostra uma abordagem superficial do país e de sua cultura. Existem muitos caminhos para as Índias.”

15 comentários em “Segundo indianos, Caminho das Índias é atrasada e não retrata a realidade

  1. Eu já sabia disso… como pode Dubai ser a capital da tecnologia no mundo, e nessa novela falam exatamente o contrário… RECADO PRA GLÓRIA: Olha só Glória, sei que a novela está sendo passada na Globo no ano de 2009, para sair desta enrrascada, faz como se uma criança de varios anos atrás estivesse sonhando, e ai você dá um pulo pra atualidade e cria um outro estilo de novela… Garanto pra você que irá (talvez) trazer BEM MAIS AUDIENCIA!!!

    Está dado meu recado…

  2. Daqui a pouco vão falar que no Brasil não há preconceito racial! O sistema de castas na Índia foi abolido,no entanto, mais antiga do que a lei existe a tradição. Legalmente não existe a estratificação social, mas existe uma barreira psicológica, o preconceito, a discriminação…Muito difícil, uma sociedade altamente hierarquizada milenar desaparecer como um passo de mágica, ainda vai perdurar a divisão social na Índia. Uma região com gritantes desigualdades sociais, sem escolaridade para a maioria, o que predomina é a ignorância dos direitos previstos em lei. A propósito, Dubai é nos Emirados Árabes Unidos.

  3. kkkkk esqueceram só do principal isso é uma novela fictícia baseada nos costumes, onde os personagens do qual ela faz questão de mostrar são os segdores deste costume onde eles seguem a risca os seus ensinamentos. ¬¬ esse povo não sabe nem interpretar.

  4. Hahahaha Dubai foi ótima..
    rss

    Assim que eu parar de rir desta asneira do primeiro comentário (Dubai na Índia) eu expresso a minha opinião…rs

    A Globo, como meio de comunicação em massa de um povo em sua maioria mal instruído (leia brasileiro) convence as pessoas que Miami é igual ao que foi mostrado em América e a Índia é identica ao apresentado na atual novela das 8 ou 9 sei lá…

    É verdade infelizmente, a TV que instrui (Cultura, Futura, Globo News, Discovery) não é um meio de comunicação em “massa” e é restrita a poucos…

    Vamos nos organizar em Ongs e cobrir a deficiência da instrução oferecida pelo nosso atual sistema de ensino e pela nossa herança feudal e colonial que ganhamos mais do que discutir novela na internet e dizer que Dubai fica na Índia…

  5. É realmente verdade que foi falado na novela: “Dubai era um lugar na Índia”.Fiz esta pesquisa (sobre o furo) e encontrei aqui um comentário igual (Rafael Cardoso).

  6. Ta bom de mas,estar Maravilhosa, e vai melhorar mas, tem gente que não se conforma com o sucesso dos outro, morraaaaaaaaaaaam (LEANDRA) [* é verdade!]

    kkkkk esqueceram só do principal isso é uma novela fictícia baseada nos costumes, onde os personagens do qual ela faz questão de mostrar são os segdores deste costume onde eles seguem a risca os seus ensinamentos. ¬¬ esse povo não sabe nem interpretar. (LUCAS) [**com certeza!]

    DETESTEI TUDO E VCS SAO TDS UNS IDIOTAS POR GOSTAR DESSA PORCARIA DE NOVELA .
    SE QEREM SABER A VEDARDE VCS SAO UNS IDOIOTAS
    (DONELES BRAMEKANP) ** [Idiota é vc que não tem nenhuma opinião sólida para poder expressar!]

    *** Gente, novelas são fictícias. Se por acaso a Glória Perez quissesse dizer na novela que os indianos são obrigados a casar com ciganos e terem filhos hippies, ela poderia. É tudo ficção. Que graça teria se fosse real, e se fosse tudo real, não seria ficção e sim documentário. A novela não está bombando?Ótimo! Ah, mas você não gosta?! Paciência, ué! O que seria do amarelo se todos gostassem do azul? Pra isso existem outras opções de canais. Agora lógico que os indianos de RAÍZ podem criticar, afinal, estão falando de sua terra e de suas origens. Mas se você, que não é indiano, quer saber tudo sobre a Índia e seu povo, aproveita que você está conectado e vai no http://www.google.com.br, coloca “Índia”, aperta enter ou clica em pesquisa Google e se esbaldeie!!! 😉

  7. Por que algumas pessoas não conseguem dar uma opinião sem xingar? Que estranho… vejo isso em varios sites… parabens para aqueles que deixaram sua opinião sem agredir os demais!

  8. Que patético!
    Esse tipo de divulgação se compara com a caricatura atribuida pelos eurocêntricos ao Brasil: “País do carnaval, do futebol e das mulheres de quadril volumoso”. A Índia é uma nação riquíssima em cultura, apesar de estar bastante atrapalhada com várias crises no que diz respeito a parte sociocultural do país. Em contrapartida vem o Brasil, luta para manter a identidade através da preservação de algumas cidades, festinhas e edifícios históricos. O que têm de autêntico os brasileiros? Seguir tendências internacionais (principalmente norte-americanas) é o “nosso” lema. Ou pelo menos o lema da classe média… Enfim, nosso lema!

    Apesar de tudo, sou patrióta e Nordestino!
    Brasil, patria amada! huahauhauhauhuahu, é até engraçado… mas é verdade.

  9. A novela é muito ruim, concordo plenamente, a novela não retrata em nada a India, conheço alguns indianos que fazem criticas ferrenhas a novela.
    Resumindo, um bando de atores brasileiros fantasiados de indianos.

  10. Na minha opinião a novela caminho das ìndias è legal, tem muita audiência, e não devemos jugar a Gloria Perez.Não è obrigado ninguem assistir a novela,assisti quem quer ! Groria vai fundo por que a novela è boa sim .

Siga! @todocanal | Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s