‘Malhação’ tem bom roteiro, mas está longe da realidade

“Malhação” começou sua 20ª temporada apostando em leveza, humor, escolhas, redes sociais e muita paquera.

Um triângulo amoroso coloca a amizade e a lealdade em conflito. Duas amigas a fim do garoto popular está longe de ser uma novidade, mas é tema que continua agitando os corações adolescentes geração após geração.

O desafio é manter a atenção e a audiência em um momento em que internet parece ser muito mais atraente que qualquer outra mídia.

Outra questão: com assuntos mais leves e distantes de conflitos clássicos dessa fase (sexo, álcool, drogas, violência), como fica o interesse do adolescente pela novela?

Nos primeiros capítulos, os temas parecem muito mais atraentes para os mais novos (crianças e pré-adolescentes) e, talvez, para os pais dos jovens, do que para os próprios.
A inocência refletida nas tramas não encontra eco no jovem real. O adolescente de “Malhação” é mais infantilizado do que o de carne e osso.

Hoje, aos 15, metade dos garotos e um terço das garotas já faz sexo, 75% já bebem, 4% já usam maconha, 10% a 20% já enfrentaram a possibilidade de uma gravidez, para ficar em assuntos comuns.

A temporada passada enfrentou momentos complicados de audiência. A atual estreou bem. O roteiro é bom, a direção, ágil, as locações e figurinos, bonitos, e as tramas prometem ser
curtas.

O diálogo com internet tenta encurtar a distância entre as mídias, mas só mesmo o tempo para mostrar se a escolha vai trazer bons resultados.

Eu apostaria em um pouco mais de pimenta e conflito para cativar o adolescente contemporâneo ou, pelo menos, para fazê-lo refletir.

F5

Siga! @todocanal | Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s