Bastidores da TV por Flávio Ricco (04/03)

O comércio dos formatos invade agora a TV paga

TV paga será obrigada a exibir três horas de programas nacionais por semana
TV paga será obrigada a exibir três horas de programas nacionais por semana

Inventaram a lei da TV paga, que basicamente obrigará as emissoras, até setembro próximo, a exibir ao menos três horas e meia semanais de produção nacional, sem contar programas e transmissões jornalísticas ou esportivas.

Mas não se sabe até agora, entre outras dúvidas existentes, como será a fiscalização e nem mesmo se regulamentou a questão do conteúdo. O que pode e o que não pode ser feito.

Entende-se, a princípio, como algo estabelecido para preservar o campo de trabalho dos nossos profissionais. Só que por trás de mais essa melhor das intenções, podemos também estar às vésperas de uma nova farra daqueles que intermedeiam os formatos de fora.

Pelo menos é o que mais tem acontecido nos bastidores de algumas emissoras. As suas salas de espera, desde a divulgação da nova lei, passaram a ser ocupadas por toda sorte de vendedores de formatos internacionais, que munidos de suas pastinhas, estão sempre prontos a fazer qualquer negócio. Isto é a ruína da criatividade local. “Eu sou você amanhã” já aparece como a melhor definição dos canais fechados em relação à TV aberta atual. Uma coisa lamentável.

Coisa que incomoda – 1

Marcos Schechtman, de forma indiscutível, está entre os melhores diretores de teledramaturgia dos dias atuais. A sua capacidade de planejamento é algo que impressiona a todos, especialmente os autores que trabalham com ele. Glória, Negrão, Maneco e companhia bela. É um craque nisso.

Em “Salve Jorge” também seria inteiramente assim, não fosse um detalhe.

Coisa que incomoda – 2

Nas cenas gravadas na Turquia, como start de todos os trabalhos, mais uma vez ele conseguiu enxergar na frente e captar coisas que seriam importantes no desenvolvimento da novela.

Por culpa dele, do continuísta e até da edição, a personagem da Nanda Costa continua aparecendo diferente em diversas situações. O cabelo é o detalhe mais gritante. Isso tem que ser evitado. Ou melhor observado. Passa como mentira.

Dia de volta – 1

Silvio Santos retoma o seu trabalho no SBT no dia de hoje. Importante ter ele de volta, para reassumir o controle de tudo.

Aliás, o seu expediente vai começar com a entrega de um relatório do financeiro, com os resultados do ano passado e deste, que, a pedido dele, os responsáveis por isso precisaram aprontar nos últimos dias.

Dia da volta – 2

Este retorno do Silvio Santos mexe, direta e indiretamente, com todos os setores da Anhanguera.

Hoje, o nosso herói, quando por lá chegar, encontrará a sua vaga no estacionamento inteiramente pintada e com um toldo zero quilometro à sua espera.

Ordem na casa

As providências que vêm sendo tomadas pelo alto comando da Rede TV! têm surpreendido a todos.

A contratação do Chiquinho, Francisco Carlos Almeida, da Record, para dirigir a programação, foi mais uma delas. Outra é a chegada de um novo responsável pela área financeira. São medidas reclamadas desde sempre e que só agora, felizmente, começam a acontecer. Desconfia-se, inclusive, por trás de tudo, da existência de um “Espírito Santo”.

Aviso geral – 1

Entre emissoras concorrentes e até mesmo na mesma televisão, as produções morrem de medo em revelar as suas pautas e o que pretendem apresentar. Existe sempre aquele receio de alguém copiar alguém e com isso atrações importantes deixam de ser avisadas ao público.

Isso é uma tremenda besteira. Jogar contra o patrimônio.

Aviso geral – 2

Cada um deve confiar no seu próprio taco e anunciar o que tem de bom, sem se preocupar com o vizinho ao lado. Fazer o seu da melhor maneira possível.

Também se entende a existência de gente que não presta, mas é necessário administrar esse mal. Entre os programas que insistem em viver escondidinhos, só como exemplo, “Pânico”, “Domingo Espetacular” e “Encontro”, da Fátima. Entre outros tantos. Nem no jornalismo esse esconde-esconde é mais necessário.

Confusão na área

Dois corpos não podem, ao mesmo tempo, ocupar o mesmo lugar no espaço – Newton, na Rede TV! também não.

Há uma queda de braço pelo horário da manhã. Além do apresentador, há quem entenda que o programa diário do João Kleber deve ser exibido das dez ao meio-dia.

Só que também existem aqueles que defendem o lançamento de um programa de esportes, entre onze e meio-dia. Amilcare Dallevo, o dono, deve servir de juiz da questão.

Estreia definida

Agora já é possível anunciar, de forma oficial, que o novo cenário do jornalismo do SBT será apresentado no dia 18 de março, durante a exibição do “SBT Brasil”.

É um trabalho que a equipe responsável está desenvolvendo desde meados do ano passado.

Outro detalhe

Sobre o mesmo assunto e na mesma ocasião, num trabalho realizado pela Publicis, haverá o lançamento de uma campanha em cima de todos os âncoras do jornalismo do SBT.

Material especialmente feito para televisão – vinhetas, e mídia impressa.

Cenas internacionais

Salvo qualquer mudança de última hora, o embarque da equipe da próxima novela das 9, para o Peru, irá acontecer no dia 28 de março.

Na lista, Paolla Oliveira, Mateus Solano, Bárbara Paz, Antonio Fagundes, Susana Vieira e Juliano Cazarré.

Sem comentários

Nicole Bahls, ex-“Pânico” e ex-“Fazenda”, gravou o “De Frente com Gabi” para esta quarta-feira. Disse duas coisas:

Uma: é jornalista formada, mas evita dizer para não envergonhar a classe.

Outra: não namorou o Neymar. Só deu uns beijinhos.

Bate – Rebate

•       A ideia da Rede TV! de produzir dramaturgia no Brasil, divulgada no passado, não sairá do papel.
•       O jeito encontrado foi mesmo recorrer a reprises de novelas estrangeiras. É mais barato.
•       Pessoal de “Sangue Bom”, próxima das sete da Globo, vai ficar mais um dia gravando a novela em São Paulo.
•       Os trabalhos, agora, irão prosseguir até segunda da semana que vem.
•       Já em estúdio, no Projac, o início está previsto para o dia 17.
•       A gravação de pilotos com Dani Calabresa, na Band, marcada para quinta e sexta da semana passada, acabou não acontecendo.
•       Segundo se informa, o pessoal do “CQC” ainda não encontrou o ponto certo do seu novo quadro.
•       De 18 a 30 de março, o shopping Cidade Jardim, em São Paulo, vai receber a exposição “Retrato Social”.
•       A mostra de fotos de Regina Ermírio de Moraes tem a direção artística do ator e diretor Fábio Assunção e retrata personagens da Índia.
•       No Rio, a Rede TV!, após saída do diretor de jornalismo Aroldo Machado, sofreu outro desfalque.
•       O repórter mais antigo da emissora, Kleber Werneck, com quase 10 anos de casa, foi demitido.
•       Sérgio Cursino é o novo apresentador do “Balanço Geral Vale do Paraíba”.
•       Cursino, com passagens pela Globo, Band e a própria Record, está de volta à sua terra natal.
•       Caetano Bedaque, ex-diretor de comunicação da Rede TV!, estuda propostas de uma emissora de TV e de uma produtora.
•       A Rádio Disney, agora com o importante reforço de Luiz Fernando Magliocca, estreia hoje sua nova programação.
•       Além disso, será a emissora oficial da turnê do grupo Jonas Brothers no Brasil.
•       Atendendo a curiosidade de alguns, é importante colocar que, na última semana, Edu Guedes prorrogou o seu contrato com a Record por mais 4 anos.
•       O próprio Edu procurou a coluna e deu essa informação. Final feliz e antecipado para aquilo que poderia virar novela. Para o bem de todos, não virou.

C´est fini

Jornais estrangeiros estão solicitando entrevista com a autora de “Salve Jorge”, Glória Perez, entre eles, o “The New York Times” e o “Le Monde”, da França.

Segundo a autora, “o foco é a força social da novela, a abordagem do tráfico humano. A matéria do ‘Le Monde’, por exemplo, é sobre como as novelas retratam o mundo; outro interesse é o Alemão, o protagonismo de uma favelada”, conclui.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Siga! @todocanal | Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s